sexta-feira, 22 de abril de 2011

Temperatura

Um pouco da Historia  

ANDERS CELSIUS   (1701 - 1744)
Anders Celsius nasceu em Uppsala, Suécia, como membro de uma grande família de cientistas, todos originários de uma paróquia em Ovanåker, na província de Hälsingland, no final do século XVI. Seus avós foram professores em Uppsala: Magnus Celsius lecionava matemática e Anders Spole astronomia. Seu pai, Nils Celsius, foi professor de astronomia e muitos de seus tios também foram cientistas. Celsius, que já mostrava talento para a matemática desde seus primeiros anos de estudos, foi nomeado professor de astronomia em 1730.



DANIEL GABRIEL FAHRENHEIT 
 (1686 - 1736)

Daniel Gabriel Fahrenheit nasceu em Danzig, na época uma cidade alemã que hoje chama-se Gdansk, na Polônia. Ainda jovem mudou-se para a Holanda, onde ficou a maior parte de sua vida para dedicar-se ao estudo de física experimental. Uma de suas descobertas foi o fato de a água poder permanecer líquida abaixo de seu ponto de congelamento.




WILLIAM THOMSON - LORD KELVIN  
(1824 - 1907)
William Thomson nasceu em 26 de julho de 1824, em Belfast, Irlanda, de uma família de agricultores escoceses. Foi uma das mais ilustres figuras da ciência na era vitoriana. Criança precoce, aos 8 anos Kelvin já assistia às conferências do pai, que era matemático. Com 15 anos já estudava física na universidade de Glasgow, Irlanda. Com 19 anos leu o livro de Joseph Fourier, Teoria Analítica do Calor, e, segundo gostava de contar, em uma quinzena aprendeu tudo que continha. Aliás, seu primeiro trabalho, publicado aos 20 anos, tinha como título Expansões de Fourier de funções em séries trigonométricas.

Escalas Termométricas


Temômetro

As escalas termométricas são mecanismos utilizados para medir a temperatura dos corpos. Temperatura é uma grandeza física que mede o grau de agitação das moléculas de um corpo, indicando o seu estado térmico, ou seja, quanto maior a agitação das partículas que compõem o corpo, maior será a temperatura dele. As escalas surgiram da necessidade de quantificar o quanto um corpo está quente ou frio, e da necessidade de melhorar as medidas das temperaturas.

Existem vários tipos de escalas, das quais as mais conhecidas são a escala Celsius, escala Kelvin e escala Fahrenheit
.
escala celsius

A Escala Celsius é a mais comum entre todas, foi criada em 1742 pelo astrônomo sueco Anders Celsius. Ele estabeleceu pontos fixos da sua escala como sendo os pontos de fusão do gelo e de ebulição da água, ou seja, 0° para o ponto de fusão de gelo e 100° para o ponto de ebulição da água.

Escala Fahrenheit

Daniel Gabriel Fahrenheit, o inventor do termômetro de mercúrio, foi o inventor dessa escala por volta dos anos de 1742. Ele em seus estudos obteve uma temperatura de 32°F para uma mistura de água e gelo, e uma temperatura de 212°F para a água fervente. Assim, na escala Fahrenheit a água vira gelo a uma temperatura de 32°F e ferve a uma temperatura de 212°F. É a escala mais utilizada nos países de língua inglesa.

Escala Kelvin e o zero absoluto

Como já foi dito, a temperatura mede o grau de agitação das moléculas, sendo assim a menor temperatura corresponde à situação na qual essa agitação cessa. Esse é denominado de zero absoluto. Na prática esse ponto é impossível de se alcançar, contudo, esse valor foi alcançado teoricamente na escala Celsius e corresponde a um valor igual a -273,15°C (aproximadamente -273). Willian Tomson, que viveu entre os anos de 1824 a 1907, durante a realização de experimentos verificou que se o volume de um gás for mantido constante, a sua pressão seria reduzida a uma razão de 1/273 do valor inicial para uma variação de -1°C na temperatura. Assim, ele concluiu que se o gás sofresse uma redução de temperatura de 0°C para -273°C, a sua temperatura reduziria a zero. A esse valor de -273°C ficou conhecido como zero absoluto. Kelvin atribuiu o zero da sua escala como sendo igual a -273°C na escala Celsius.
Relação entre as escalas termométricas 


Podemos relacionar as três escalas da seguinte forma:

Para fazer a mudança de qualquer valor de uma escala para outra, podemos utilizar a seguinte relação matemática:
O Termômetro

Termômetro é um equipamento utilizado para medir a temperatura de um determinado corpo. Existem vários tipos, dentre os quais o mais utilizado é o termômetro de mercúrio. Constituído de um fino tubo de vidro fechado a vácuo e um bulbo que se localiza na extremidade, onde está o mercúrio, seu funcionamento se baseia na dilatação do mercúrio. O mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente e muito sensível. Quando ocorre variação na temperatura ele expande pelo tubo de vidro, essa expansão permite visualizar, através da leitura da escala graduada, a temperatura do corpo

Grupo : Anally Cavalcante ,Alvino azevedo, Daniele Ramos, Tamiris Teixeira,e Arelio Azevedo

Um comentário:

  1. Bom saber sobre a história dos "carinhas", rs que criaram as escalas termométricas ! dê uma olhadinha em nosso blog http://escritoresdaliberdade5.blogspot.com/,
    Desde já, Valeu !

    ResponderExcluir